top of page

Comunidade

WhatsApp Image 2024-09-02 at 08.37.34.jpeg

O Gama é a RA-II do Distrito Federal, é uma cidade que nasceu da necessidade de acomodação dos trabalhadores que vieram construir Brasília, que ao não serem acolhidos na nova capital do país, foram sendo alocados em cidades-satélites.

Segundo matéria do Correio Braziliense de 9 de Outubro de 1960, o Gama foi fundado em 8 de Outurbo pelo então Prefeito Israel Pinheiro, com o propósito de ser a cidade mais importante do Distrito Federal depois do Plano Piloto, para uma população prevista de 100 mil habitantes, com um planta urbanística desenvolvida pelo arquiteto Paulo Hungria, que desenhou uma cidade com cinco setores (Norte, Sul, Leste, Oeste e Central) com abudância de praças e áreas verdes, quadras em formato triangular nos Setores Oeste e Leste, lotes vasados conectados por um complexo de becos e vielas, que interligavam as quadras e seus comercios locais.

Infelizmente muito do que foi idealizado não se cumpriu, e o pouco que se conseguiu fazer foi sendo desvirtuado ao longo dos anos e gestões.

 ​

Hoje o Gama possui aproximadamente  137.331 (PDAD 2021) habitantes, majoritariamente concentrados em sua área urbana e na Ponte Alta Norte, possuindo uma maioria feminina que corresponde à  52,3% da população.

No que diz respeito ao recorte racial, a maioria dos moradores (42,8%) se definem como pardos, seguidos 42,3% de brancos e 14% de negros. 

A maioria da comunidade é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto  30,9% possuem plano de saúde. No que diz respeito ao local de trabalho ​39,1% Trabalham no Gama 29,1% no Plano Piloto.

É considerada uma das cidades mais bairristas do Distrito Federal, de modo que "Quem Ama Mora no Gama" é um bordão sempre repetido quando o assunto é a cidade.

 

Essa identidade gamense se deve em grande parte à Sociedade Esportiva do Gama (SEG) fundada em 1975, que conseguiu por meio do futebol unificar um sentimento de bairrismo e pertencimento que transbordou e se consolidou em outros aspectos socioculturais.

 

O Gama possui uma vida comunintária ativa que se expressa por meio da atuação de lideranças da cidade, com destaque para o Fórum Comunitário e de Entidades do Gama e dos Conselhos de Cultura, Saúde e Segurança, que atuam junto ao Poder Público para pautar e discutir os problemas e questões da cidade.

O objetivo desse site é contribuir com a comunidade gamense, se convertendo numa referência de debate, construção e informação sobre a nossa cidade.

bottom of page