NEOENERGIA, PRIVATIZAÇÃO DOS LUCROS, SOCIALIZAÇÃO DOS CUSTOS E DA ESCURIDÃO



Por Juan Ricthelly


CARLOS


A NEONERGIA DISTRIBUIÇÃO BRASÍLIA S.A. assumiu o posto da CEB, e não demorou muito para a população sentir os impactos negativos da privatização, com aumento de 12% na conta de luz, e aumento nas queixas de falta de energia que subiram 40%, situações que foram amplamente alertadas pelo Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal – STIU-DF.


A região do Gama possui muitos condomínios com ligações irregulares na rede elétrica, a NEONERGIA iniciou um processo de “regularização” dessas ligações, até aí tudo bem, o único problema é que está fazendo se aproveitando das instalações que já foram feitas pelos moradores.


O Deputado Chico Vigilante se reuniu com moradores do Condomínio Residencial Paraíso, onde foi lembrado que a CEB costumava fazer toda a instalação da rede elétrica antes de incluir os relógios de medição.


Diante dessa situação, o deputado oficiou a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que remeteu o questionamento para a NEONERGIA, que alegou estar em conformidade com as normas vigentes, tendo em vista que segundo eles, em razão das instalações estarem em conformidade com os padrões técnicos e de segurança, podem ser aproveitados pela empresa sem qualquer ônus.


Traduzindo, a NEOENERGIA vai aumentar a sua arrecadação, usar as benfeitorias feitas pelos moradores, sem qualquer compensação, não precisando investir na instalação da rede, aumentando a sua margem de lucro às custas da população.


Mais um caso dentre tantos, de socialização dos custos e privatização dos lucros!

A CHEGADA DA CONTA DE LUZ é uma das mais famosas pinturas da história da arte do Distrito Federal. Foi feita em 2021 pelo advogado piauiense @ibaneisoficial também governador do DF, que utilizou tinta a óleo, têmpera e giz pastel sobre cartão. A composição mede 91 x 73,5 cm e foi vendida em um leilão para a empresa privada @neoenergiabsb, pela incrível bagatela de R$ 1,423 bilhão. É considerada uma obra-prima, pois o artista conseguiu traduzir o sentimento de angústia e solidão da população, que começou a pagar mais caro pela energia elétrica.

58 visualizações0 comentário