GAMA CONTA COM CENTRO DE YOGA E MASSAGEM AYURVÉDICA

Ashram em Você oferece tratamentos inspirados em conhecimentos milenares da medicina indiana

Por Juan Ricthelly


O preâmbulo da Constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como, “estado de completo bem-estar físico, mental e social” e não apenas a ausência de doenças.


Se tal conceito for interpretado ao ‘pé da letra’, o Brasil é um país insalubre e estamos todos doentes em alguma medida, pois o aspecto do bem-estar social da saúde é impossível de existir aqui, em um país com tantas mazelas sociais, que são resultado de problemas estruturais históricos, como o racismo, a desigualdade, a concentração de riqueza e terras, a fome que voltou a ser uma realidade gritante, precarização das leis trabalhistas, destruição do meio ambiente, o desemprego, o aumento da inflação, a desvalorização do salário mínimo... Todas essas questões nos afetam e podem nos adoecer.


A medicina ocidental é superestimada em razão de seu vínculo inseparável ao método científico, que inclusive foi bastante atacado pelo negacionismo durante a pandemia.


Ao longo da história humana, outros povos e culturas também buscaram curar e tratar os males do corpo, da mente e até da alma, por meio de práticas milenares que sobreviveram à força do tempo, seguindo vivas nos dias de hoje.


Com 5 mil anos de história, o ‘ayurveda’ é o sistema mais antigo de saúde que se tem notícia, tendo nascido no território que fica entre o que conhecemos atualmente como Índia e Paquistão. O método ayurdédico compreende a saúde como a harmonia entre corpo, mente e alma, buscando manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e os outros seres vivos, desse modo, os tratamentos levam em consideração o conjunto das relações sociais, meio em que se vive, emoções, alimentação e hábitos pessoais, para alcançar o tratamento adequado para cada pessoa.


As práticas do tratamento ayurvédico consideram as características de cada indivíduo, que são denominadas de ‘dosha’, que se dividem em três:


PITTA (Fogo e Água)

VATA (Espaço e Ar)

KAPHA (Terra e Água)


As ferramentas à disposição variam, podendo combinar dietas, terapias, plantas medicinais (fitoterapia), purificações, massagens e yoga.


Embora tudo isso pareça algo distante e inacessível para nós que vivemos no Gama, a boa notícia é que temos um espaço em nossa cidade com todo esse conhecimento e bem-estar à nossa disposição.

O Ashram em Você tem 7 anos, e começou em um único cômodo no Setor Leste, já esteve em vários endereços e hoje está localizado na Quadra 03, Loja 17, Setor Sul do Gama. Nasceu da necessidade de seu idealizador Fred Chamaileon, que ao iniciar uma busca para seus problemas de saúde, que não eram resolvidos pela medicina convencional, acabou entrando em contato com métodos alternativos, começando pela yoga e chegando na massagem, o que a princípio era um hobby, acabou se convertendo na sua ocupação principal, depois de 16 anos trabalhando nos Correios. Hoje ele é terapeuta em yoga ayurvédica e é pós-graduado em yoga.

Foi por meio dessa iniciativa que ele conheceu a sua atual companheira e parceira no Ashram em Você, Allanna Helen, que era uma paciente, que nunca havia tido contato com o tratamento ayurvédico, e hoje trabalha junto com Fred, no cuidado do espaço, dos tratamentos e atividades oferecidas, tendo feito cursos e especializações desde então.


Em relação ao Gama, foi mencionado que há público para os tratamentos oferecidos, mas que infelizmente há uma desvalorização em razão do caráter periférico, tendo em vista que algumas pessoas não se incomodam em remunerar profissionais e atividades oferecidas em zonas nobres como o Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte e Park Way.


Apesar das dificuldades em oferecer um serviço com potencial de promoção de saúde e bem-estar, há um esforço genuíno e heroico em manter as atividades no Gama à disposição da nossa comunidade, apesar dos convites e da certeza de que o trabalho seria valorizado em outras localidades.


Para além dos tratamentos ayurvédicos, o Ashram em Você é um verdadeiro polo de economia solidária e colaborativa, estando de portas abertas para terapias integralistas e outros profissionais que não possuam espaço físico para atuar, contando ainda com curso de escalada oferecido pelo parceiro Gama Kong Climbers, instrução de Ioga, rodas de conversa e retiros.


Há também uma pequena loja com produtos naturais, artesanais e ecológicos como sabonetes, shampoos, condicionadores, geleias caseiras, brincos, mandalas, faixas de cabelo, japamalas e o Mercadinho Orgânico da CSA da Florestta, que oferece produtos orgânicos e tem no Ashram em Você o ponto de distribuição das cestas agroecológicas dos coagricultores.





O Ashram em Você tem um projeto chamado YoGama que oferece aulas de Yoga ao ar livre em praças e áreas verdes da cidade, com contribuição mínima de R$ 15,00 por pessoa.

No mês de Abril há retiro previsto para os dias 22, 23 e 24, com estadia, práticas de yoga, oficinas, sauna, piscina, redário, almoço e janta comunitários na Chapada dos Veadeiros, (para maiores informações busque os contatos ao final do texto).


É importante que apoiemos iniciativas locais, para que elas possam crescer e se estabelecerem perto de nós, alcançando mais pessoas e possibilitando que não precisemos nos deslocar ao Plano Piloto ou qualquer outro lugar, para que possamos ter acesso ao que está disponível aqui mesmo em nossa cidade, se você faz Yoga, tratamento ayurvédico ou conhece alguém que faça ou precise, vamos privilegiar o Ashram em Você e fortalecer o trabalho do Fred e da Allanna, nossa comunidade só tem a ganhar com isso.


CONTATOS DO ASHRAM EM VOCÊ:

Instagram: @ashramemvoce

Celular:

61 99994-1409

61 98531-1275

58 visualizações0 comentário