ELEIÇÃO PARA A LISTA TRÍPLICE DA GERÊNCIA DE CULTURA DO GAMA ACONTECE NESSA SEXTA

Conheça quem são os candidatos e detalhes do processo

Por Juan Ricthelly


Nessa sexta feira (5 de Agosto) acontece a eleição para a Lista Tríplice da Gerência de Cultura, Esporte e Lazer do Gama, que será escolhida pelo movimento cultural da cidade.


Os três nomes mais votados serão encaminhados à Administração Regional, que fará a escolha da pessoa para indicação com a finalidade de nomeação pelo Governador do Distrito Federal, para um mandato de 3 (três) anos.


Os candidatos precisaram cumprir três requisitos obrigatórios para se candidatar:

a. possuir notório saber artístico-cultural e conhecimentos técnico administrativos;

b. comprovar no mínimo 2 anos de atuação nas áreas artísticas e culturais;

c. ser morador da respectiva Região Administrativa e nela atuar por, no mínimo, 2 (dois) anos.


Os eleitores também precisaram se habilitar, apresentando documentos comprobatórios de conexão com a cultura, residência no Gama e identidade. Os que não conseguiram se habilitar virtualmente, poderão fazê-lo no local, levando a mesma documentação exigida que os previamente habilitados.


A Assembleia Geral ocorrerá no histórico Galpãozinho, com o seguinte cronograma:


17h às 18h – Concentração e habilitação no local

18h – Início da Assembleia

20h – Fechamento da Urna


SOBRE AS CANDIDATURAS


AMARILDO ADRIANO PEREIRA

Graduado em Publicidade e Propaganda, com participação em seminários e workshops em gestão cultural e economia criativa. Atua na área de produção cultural no âmbito público e privado há mais de 20 anos.


Trabalha atualmente com consultoria, gestão e produção de projetos culturais, além de realização de eventos coorporativos e privados.


Coordenador e idealizador dos festivais Hard Chaos Festival – 1994 a 2019; e Cult Moto- Tattoo, Moto e Rock Festival e do Coletivo: Artistas do Gama contra o Cancer.


Suas principais atuações são: Coordenação de produção dos semanários de Cultura do Gama 2014 e 2016. Realizou vários projetos e eventos governamentais de 2011-2014. Atuou como Coordenador de Projetos Especiais na 5ª Conferência Distrital das Cidades 2013 promovida pela SEDAHB-DF.


Coordenação geral e curadoria do livro “Um Gama de Poesias volume 1”; responsável pela elaboração e execução de projetos tais como:

“Um Gama de Poesias 2015”, Cult Moto, Tattoo, Moto e Rock Festival desde 2011, Aniversário Do Gama 2015 e 2016, Festival De Cinema etapa Gama, FMPG, dentre outros. Trabalhou na Coordenação geral, Direção Artistica e produção executiva de vários eventos tais como: FMPG (Festival de Musica Popular do Gama) 2004 a 2019, Diretor Artístico da CO-FMPG 2012 a 2022, Festival Rodas da Arte 2015, Festival Gama Art Day 2015 e FENAGAMA 2015 e 2016, Coordenação de produção: 12 horas de Rock – 1998 a 2016; Forreggae – 2006 a 2011; Banda Sorriso Maroto – 2010 atuou na Produção do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2010. Fez cursos de formação nas áreas de gestão e produção cultural, economia criativa desde 2009. Coordenador geral e produtor executivo nos eventos internacionais das bandas Finlandesas “Rattus” (2007 e 2013), e “Tervet Kadett” (2014), a holandesa “Stoma” (2012), Onanizer (2008) e Overloaded (2014), ambas da Republica Tcheca, as Suecas Civil Olydnad (2009) e Rovsvett (2016), a mexicana Acidez (2017) e por fim, das inglesas “Steve Drewett” (2014), “Doom” (2015) e The Vibrators (2019).


JENIS CLEIBER BRAGANÇA

É Arte Educador, Cantor e compositor já há 20 anos vêm desenvolvendo seus projetos como o CANTIGA DE RODA que acontece nas escolas públicas e particulares de Brasília e do entorno, também o projeto MPB para Bom Entendedor que tomou forma de CD no ano de 2005 gravado no estúdio Nova Vida com músicas próprias e sucessos diversos.


Nos últimos tempos vêm se dedicando como vocalista da banda OXENTE UAI o melhor forró pé de Serra do centro oeste.


Já ganhou melhor música do 23º FMPG e melhor intérprete do 24º FMPG (Festival de música popular do Gama), como também 3ª melhor música no FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo).


Faz parte do grupo ciclístico Nomades do Cerrado e se coloca nesse momento como candidato a Gerente de Cultura da RAll para trazer para a comunidade artística e cultural uma melhor interação entre si e os meios fomentadores como também aparelhos públicos e privados.


JOSÂNIA LÚCIA DE CASTRO BARBOSA

Advogada, Presidente da Comissão de Cultura da OAB Gama e Santa Maria, Secretaria da Comissão de Cultura OAB Brasília, produtora e gestora cultural, Membro da Cia Teatral Cidade dos Bonecos, Gestora do Condomínio das Artes na Ponte Alta Norte, Professora da SEE DF.


Há 4 anos se dedico às questões culturais do Gama como: Desmembramento e reforma do Cine Itapuã, reforma do anfiteatro, Galpãozinho, regularização do terreno da Casa de Cultura.


Participo ativamente do Conselho Regional de Cultura do Gama como voluntária e defende a criação das câmaras temáticas e mapeamento dos artistas locais.


“Acredito que o Gerente de Cultura é um articulador, mediador entre o movimento cultural e as instituições e órgãos públicos, facilitador do processo produtivo e deve ser conhecedor de políticas públicas.”


LEONARDO AUGUSTO VILLAS BRAGA DE SOUZA

É um curador experiente, com profundo conhecimento em programação artística privada, educação artística e políticas públicas, trabalhando ao lado de curadores nacionais e internacionais.


Nos últimos doze anos, atuou como analista e curador cultural responsável pelo planejamento de eventos e exposições internacionais no Serviço Social de Comércio (Sesc), supervisionando os aspectos administrativos e de produção de salas de espetáculo.


Formado pela Escola de Arte Dramática da USP e licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UnB, também é cofundador da Feira Geek do Sesc DF. De 2015 a 2020, foi curador do projeto Palco Giratório do Departamento Nacional do Sesc (DN) em Brasília e gestor cultural do Sesc 504 Sul.


Atualmente, é curador de Artes Visuais do Departamento Nacional do Sesc e conselheiro da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio DF.


OSMAR DIAS DA ROCHA

Graduado em Letras (2016) pela Faculdade Fortium (Gama -DF). Atua como professor particular de Língua Portuguesa e revisor de textos. Exerceu a atividade de jornalista de 2012 à 2015, nas respectivas revistas Fatos e Gama Cult, pelas quais assinou vários artigos relacionados diretamente à cultura da cidade do Gama.


Como produtor cultural, Osmar Rocha (também conhecido como Osmarango) realizou em 2010 (na Chácara do Nilo) o 1° Festival Caça-Bandas do Gama, em parceria com o Estúdio Game-Over.


Em 2006, ao lado de outros produtores e artistas da cena local, realizou a última edição do icônico Festival Rock Roque Rocha (Galpãozinho, Gama-DF). Além de produtor no Rock Roque Rocha, também se apresentou no palco à frente da banda Submundo, na qual permaneceu como vocalista, entre idas e vindas, de 1993 até 2009. Em 1995, inclusive, a banda foi vencedora do importante Festival do Trem do Lago, concorrendo com nomes de peso, como a banda Pravda, dentre outras.


Com reconhecido conhecimento artístico e técnico, integrou o corpo do júri do Festival de Música Popular do Gama (FMPG), na histórica edição realizada em 2009, no Anfiteatro do Estádio Bezerrão, ao lado de figuras marcantes, entre as quais o saudoso Carlinhos Piauí.


Fundador da Agência Sobmedyda, de jingles publicitários, para além do trabalho comercial, é criador de várias composições musicais, que direta ou indiretamente fazem alusões à cidade do Gama, cidade natal, pela qual não esconde sua paixão.


Entre tantas atividades já listadas, atua frequentemente como apresentador de festivais no Gama, citando aqui alguns: 12 Horas ; Moto RockSexta Vinil; e Rock Cerrado - Música & Ecologia.


DEBATE ENTRE CANDIDATOS

Foto de Jairo Mendonça

No último sábado ocorreu um debate no Espaço Semente com transmissão ao vivo pelo Instagram do Portal Gama Cidadão, onde os candidatos puderam se apresentar, debater entre si e responder perguntas da comunidade.


O debate está salvo na íntegra e pode ser acompanhado pelo seguinte link de acesso:

https://www.instagram.com/tv/Cgp2ok6InA-/?utm_source=ig_web_copy_link


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES


Haverá um posto de habilitação no local, com o propósito de atender as pessoas que não conseguiram se cadastrar via formulário virtual.


Quem for se habilitar no local, deverá levar toda a documentação exigida no edital:


I. Documento de identidade válido, com foto;

II. Comprovante de residência na Região Administrativa II - Gama, em nome próprio ou de cônjuge ou outro familiar comprovado, contrato de aluguel ou declaração de morador sem residência fixa, conforme formulário a ser baixado no link a seguir e preenchido: http://www.fac.df.gov.br/wpcontent/uploads/ANEXODECLARA%C3%87%C3%83O-PF-para-site.pdf;

III. comprovante de atuação nas áreas artísticas ou culturais (CEAC ou portfólio, releases, contratos e etc.)

É importante que os eleitores previamente habilitados levem um documento oficial com foto.


LISTA DE ELEITORES HABILITADOS:

https://bit.ly/3Spp3vR


PRÓXIMOS PASSOS


Divulgação do resultado da eleição: 06/08/2022

Entrega da lista tríplice: 08/08/2022

Publicação do nome do gerente: 15 dias úteis após a entrega da lista tríplice.

138 visualizações0 comentário